terça-feira, 6 de julho de 2010

PREPARANDO PARA O SPED CONTABIL

Contabilidade no Brasil está passando da fase de papel para o formato digital.

O projeto, segundo especialistas, será uma das maiores revoluções digitais, no campo da contabilidade (leia-se controle fiscal), já vistas no País.

O SPED atua de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastro de informações fiscais na forma de lei (trabalhista, previdenciário, fisco federal, fisco municipal e fisco estadual)

O que Muda ?

1) Maior controle de tributos para o Fisco, tendo em vista a possibilidade de cruzamentos de dados de todas as espécies.

2) Possibilita uma fiscalização digital e on-line

3) Implementada a NF-e, o SPED contábil e Fiscal, o Fisco terá à sua disposição todas as informações das empresas, em todos os níveis.

Diante disto temos que aperfeiçoar os controles, das informações enviadas a contabilidade, para tanto teremos:

SÃO OS SEGUINTES OS CONTROLES BÁSICOS QUE A EMPRESA DEVE MANTER INTERNAMENTE E ENVIAR MENSALMENTE A CONTABILIDADE:

CONTROLE MENSAL DE CONTA-CORRENTE – E FUNDO FIXO CAIXA, CASO EXISTA.

CONTROLE MENSAL DE CONTAS A PAGAR

CONTROLE MENSAL DE CONTAS A RECEBER

CONTROLE MENSAL DE FATURAMENTO

CONTROLE MENSAL DE CONTA-CORRENTE:

UMA SIMPLES PLANILHA ELETRÔNICA (EXCEL OU SIMILAR), CONTENDO: DATA, Nº DOCTO, DESCRIÇÃO, ENTRADA, SAÍDA E SALDO. DEVERÁ TER UMA PLANILHA PARA CADA BANCO. O VALOR FINAL DEVE COINCIDIR COM O SALDO FINAL DO MÊS, CONSTANTE DO EXTRATO BANCÁRIO.

BANCO: BRADESCO

SALDO IGUAL AO EXTRATO

DATA NUMERO DOC DESCRIÇÃO ENTRADA SAIDA SALDO

01/09/2010 SALDO INICIAL EXTRATO 10.000,00

01/09/2010 100 CHEQUE - PAGTO SALARIO 1.000,00 9.000,00

02/09/2010 2010/03 RECEBIMENTO NF. ENGESOLO 11.000,00 20.000,00

02/09/2010 101 PAGTO NF 2010/18 ABC SUPR. 2.000,00 18.000,00
ENVIAR A CONTABILIDADE MENSALMENTE, JUNTO COM OS COMPROVANTES HÁBEIS NA ORDEM CRONOLOGICA.

CONTROLE MENSAL DE CONTAS A PAGAR:

UMA SIMPLES PLANILHA ELETRÔNICA (EXCEL OU SIMILAR), CONTENDO: DATA, Nº DOCTO, NOME FORNECEDOR, VALOR, VENCIMENTO. ESTA POSIÇÃO DEVERÁ SER LEVANTADA NO ÚLTIMO DE CADA MÊS.

ENVIAR A CONTABILIDADE MENSALMENTE, JUNTO COM OS COMPROVANTES HÁBEIS.

CONTROLE MENSAL DE CONTAS A RECEBER:

UMA SIMPLES PLANILHA ELETRÔNICA (EXCEL OU SIMILAR), CONTENDO: DATA, Nº DOCTO, NOME CLIENTE, VALOR, VENCIMENTO. ESTA POSIÇÃO DEVERÁ SER LEVANTADA NO ÚLTIMO DE CADA MÊS.

ENVIAR A CONTABILIDADE MENSALMENTE, JUNTO COM OS COMPROVANTES HÁBEIS.

Detalhes importantes:

1. PAGAMENTOS EFETUADOS:

Os pagamentos serão suportados SEMPRE por um comprovante de quitação, quer emitido pela Internet ou mesmo uma simples quitação bancária;

Verificar se o documento pago está em nome da empresa;

Para uma melhor identificação dessa quitação, é recomendável anexar uma cópia da Nota Fiscal ou outro documento equivalente;

Verificar se este documento pago foi lançado no Controle de Conta-Corrente.

Não esquecer que este documento deverá ser enviado à Contabilidade, fazendo parte do lote do controle de conta-corrente.

2 - CRÉDITOS RECEBIDOS:

Basicamente, a recomendação é que os créditos recebidos estejam devidamente identificados e lançados no controle de conta-corrente;

Nos casos de recebimentos pertinentes às suas vendas/serviços, verifique se o valor creditado “bate” com seu documento fiscal emitido e com a planilha de recebimento;

Demais recebimentos, que não sejam de suas vendas/serviços, devem estar suportado por algum documento fiscal, como contratos, avisos de crédito, etc. Nestes casos consultar o contador.

Não esquecer que TODOS os documentos suportes do recebimento devem ser enviados à Contabilidade, fazendo parte do lote do controle de conta-corrente.

ALGUMAS CARACTERISTICAS NA DOCUMENTAÇÃO:

PAGAMENTO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS:

Deverá ser observado que este tipo de pagamento deve ser previamente consultado a contabilidade, para que esta exponha as incidências legais, bem como documentação suporte. Portanto, sempre consultar a contabilidade neste caso.

Regra-geral estes pagamentos são suportados por Contrato, Nota Fiscal, “Recibo” e também, geralmente, sofrem retenções tributárias no pagamento.

PAGAMENTO A SÓCIOS:

• PRO-LABORE: A folha de pagamento e o holerite são gerados pela contabilidade, em valor pré-determinado pelos sócios.

• LUCROS: O que sobrar na conta-corrente, após o pagamento de todas as despesas, incluindo neste rol o Pro-Labore, são considerados como Lucros Distribuidos. Neste caso, os sócios deverão fazer os recibos correspondentes como prova da retirada. Regra-Geral esses lucros são retirados de acordo com a participação de cada um na sociedade, salvo se houver um acordo por escrito entre as partes - cláusula contratual.








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